SENAI

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

O Senai existe desde 1948 e iniciou sua atuação em terras capixabas em 1952 por meio de uma parceria com a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), e por isso atendia basicamente às demandas geradas por esta indústria. A primeira unidade Senai foi inaugurada em 1952, como Escola de Aprendizagem Pedro Nolasco, ligada à CVRD, e funcionou até 1964 em Cariacica, nas proximidades das oficinas de locomotivas a diesel da Companhia com os cursos da área de mecânica e de marcenaria.

A escola de Cariacica deu lugar ao Centro de Formação Profissional Jerônimo Monteiro, em Vitória, ainda em 64 e, na década de 70, a chegada de grandes projetos, como CST (Companhia Siderúrgica de Tubarão), Samarco e Aracruz Celulose demandaram grande expansão do Senai para atender às demandas industriais. Com o propósito de sempre oferecer serviços inovadores e diferenciados para os alunos e indústrias, o Senai contava com unidade móveis com laboratórios transportáveis a partir de 1970.

Desde então, foram inauguradas diversas unidades de ensino, cada uma com focos em formações industriais específicas, sempre conectadas com as necessidades das indústrias locais para fornecer mão de obra qualificada às empresas. Atualmente possui 10 (dez) unidades de ensino, sendo 09 (nove) unidades operacionais fixas e 01 (um) centro de ações móveis.